CASI – MBA em Gestão Empresarial Estratégica

DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS:

1) Gestão Estratégica (20 h.a)

Conceitos de organização e estratégia. Planejamento estratégico empresarial. Análise estratégica. Definição de visão, missão, negócio, cenarização, análise SWOT. Definição de objetivos, indicadores e metas. Modelo balanceado de métricas – BSC. Estudo de casos.

2) Gestão de Marketing e Comunicação (20 h.a)

Fundamentos de marketing; Administração e planejamento de marketing; Formulação de estratégias de marketing; Sistemas de informações de marketing; Marketing social e digital. Comunicação de Marketing. Estudo de casos.

3) Gestão da Qualidade (20 h.a)

Conceitos e definição da qualidade; Dimensões da qualidade; Evolução histórica da qualidade; Capacidade de processo e controle estatístico de processos; ferramentas da qualidade; Garantia da qualidade: normas ISSO 9000; Controle da qualidade total (TQC); Administração da qualidade total (TQM); Gestão estratégica da qualidade;

Prêmio nacional da qualidade; Implantação de sistemas e gestão da qualidade.

4) Gestão de Projetos (20 h.a)

Definição de projeto; Evolução da gerência de projetos; Estrutura analítica de projetos; Diagrama de GANTT; Diagrama PERT/CPM; Metodologia PMI / PMBOK para a gerência de projetos.

5) Gestão Financeira (20 h.a)

Estrutura das demonstrações contábeis; Principais indicadores de natureza econômico-financeira e sua utilização no conjunto das decisões empresariais; Ciclos operacional e financeiro; Necessidade de capital de giro; Matemática financeira (revisão); Investimentos de capital; Principais técnicas de análise de projetos de investimento em ativos fixos; Análise de ponto de equilíbrio; Alavancagem financeira; Fontes de recursos; Fontes de financiamento. Estudo de casos.

6) Gestão de Pessoas (20 h.a)

Conceituação e contextualização da atividade de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Subsistemas de Gestão de Pessoas. Sistemas de informações na gestão de Pessoas. Desafios para a gestão contemporânea de pessoas.

7) Gestão da Segurança da Informação (20 h.a)

Visão sistêmica de segurança da informação; Estratégias de segurança da informação; Tipologia de ataques; Vulnerabilidades; Análise de riscos; Certificados digitais; Criptografia; Infraestrutura de chaves públicas (ICP); Planos de contingência e de recuperação de desastres.

8) Gestão do Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo (20 h.a)

Sociedade do Conhecimento; Modelos de Gestão do Conhecimento; Práticas de Gestão do Conhecimento; Comunidades de Prática; Modelos e Estratégias de Gestão da Inovação. Definições e fontes de inovação; estratégia, políticas, patentes e transferência de tecnologia; economia da inovação; práticas de gestão do conhecimento e inovação. Estudo de casos.

9) Gestão do Meio-Ambiente e Sustentabilidade (20 h.a)

Introdução a questões as normas e procedimentos aplicados ao meio-ambiente. Conceitos. Aplicação das questões meio-ambientais e de sustentabilidade. Estudo de casos.

10) Gestão Logística e Cadeia de Suprimentos (20 h.a)

Funções da logística integrada; Estratégias: Supply Chain Management; Logistica integrada à demanda; Avaliação de atendimento; ECR: resposta rápida ao consumidor. Estudo de casos.

11) Gestão Contábil Gerencial (20 h.a)

Conceitos. Elementos de orçamentação e custos. Contabilidade gerencial. Elementos de custo. Análise de balanço. Estudo de casos.

12) Gestão de Processos (20 h.a)

Conceitos. Mapeamento de processos. Escritório de processos. Normatização. Características e elementos dos processos de trabalho; Mapeamento e modelagem de processos de trabalho; Métodos e ferramentas: IDEF (integratted definition for function modeling), BPMN (business process modeling notation); Análise orientada a objetos: OOA/UML/RUP. Estudo de casos.

13) Direito administrativo (10h.a)

Conceitos. Questões legais na alçada privada e pública. Legislação que afeta diretamente aos gestores. Estudo de casos.

14) Governança Corporativa (20 h.a)

Conceitos e objetivos de governança em TI; Cobit – Control Objectives for Information and Related Technology; ITIL – Information Technology Infrastructure Library; CMMI – Capability Maturity Model Integration; SLA – Contratos de Acordo de Nível de Serviços.

15) Gestão de Operações e Serviços (20 h.a)

Conceitos; Gestão da Produção e Operações; Planejamento e Controle da Produção; Gestão de Serviços; Integração dos 4Ps (Pessoas, Processos, Produtos, Parceiros); Gestão de Integrada com o foco no cliente. Maturidade na gestão de serviços.

16) Tópicos Especiais em Gestão (20 h.a)

Novas tecnologias em gestão; Metodologia Canvas; Metodologia Ágil. Inovação em gestão; sabedoria das multidões.

17) Tópicos Especiais em Tecnologia (20 h.a)

Novas tecnologias; Big-data; DAtamining; Textmining; Cidades Sustentáveis; Internet das Coisas; Mobile applications.

18) Metodologia da Pesquisa (30 h.a)

Características e planejamento de uma pesquisa; Características de artigos científicos; Preparo de artigos científicos para apresentação e publicação em revista indexada.

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